quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

RIO DAS OSTRAS - Sinal vermelho: pense nisso!


Vermelho, amarelo e verde. Todos são importantes para a segurança, mas o vermelho é mais. É ele que é capaz de fazer literalmente diferença entre vida e morte. E embora os dados e acontecimentos só reforcem isso, na prática o comportamento de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres de norte a sul do país anda na contramão.

A pressa é sem dúvida a principal justificativa. Apesar disso, não se pode fechar os olhos para uma realidade. O número de multas por avançar o sinal vermelho tem crescido ano após ano em todo o país, assim como o número de colisões em cruzamentos devido a essa imprudência.

Em Rio das Ostras não tem sido diferente.
Nossa equipe em apenas 30 minutos de filmagem, flagrou inúmeros avanços em sinais vermelhos, imprudência tratada como infração gravíssima pelo Código Brasileiro de Trânsito, penalizando com 7 pontos na carteira, além de multa.

Acreditamos na informação e conscientização. Claro que investimentos em tecnologia para faróis inteligentes, radares e sistemas automatizados para autuação dos infratores são importantes, mas a discrepância desse investimento em relação a ações educativas explica a realidade.

Algumas sugestões:
  • Uma campanha como a de respeito à faixa de pedestre se faz mais que necessária.
  • Nem todos sabem, mas os sinais inteligentes são desativados entre as 20h e 6h da manhã. Por que não assumir isso e propor uma conduta diferenciada, porém igual para todos, nesse período. Por exemplo, nesse horário os sinais amarelos seriam desativados como funcionam durante o dia e ficariam ligados direto e piscando. Os sinais vermelho e verde continuariam funcionando como normalmente, porém tanto em um caso como no outro, o amarelo estaria ligado junto, alertando que independente do sinal, o motorista deveria cruzar com máxima atenção.
  • Sinais com marcador de tempo ou que pisquem quando estiverem prestes a mudar de fase.
  • Amplo programa de manutenção e implantação de semáforos, que tenha como prioridade programar os tempos de mudança de fase adequadamente à via, tráfego, velocidade permitida, extensão do cruzamento.
  • Implementação de sinais de pedestre com alerta sonoro para deficientes visuais.

Enquanto isso, vamos às dicas para sua segurança:
  • Sinal amarelo não é sinônimo de “corra que vai dar tempo”.
  • Na dúvida, sempre prefira parar e aguardar o próximo sinal verde.
  • Não siga em frente imediatamente ao sinal verde. Certifique-se de que nenhum motorista esteja terminando sua travessia ou avançando no sinal vermelho.
  • Principalmente em vias menores e de madrugada, olhe para os dois lados, mesmo que a rua não tenha mão dupla.
  • Reduza a velocidade em cruzamentos. Faróis inteligentes não autuam após as 20h por avanço no vermelho, mas continuam funcionando para limites de velocidade.
  • Não pare no cruzamento em hipótese alguma, exceto onde não há outra alternativa.
  • Certifique-se de parar num local onde tenha ampla visão do semáforo.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

RIO DAS OSTRAS - Prefeitura reinaugura espaço de hidroginástica para idosos

Depois de alguns anos de portas fechadas, o espaço de hidroginástica do Parque da Cidade voltou a funcionar. Após passar por reformas nas instalações o local atenderá gratuitamente os idosos do Projeto Feliz Idade. Animação, alegria e música marcaram o aulão inaugural, na tarde desta quarta, 21, que reuniu participantes da atividade.

"A Secretaria de Bem-Estar Social conseguiu concretizar um desejo: a volta da hidroginástica para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, na piscina aquecida do Parque da Cidade. A reforma nas instalações permitiu que esse espaço maravilhoso fosse devolvido à população após anos sem uso, devido à depredação sofrida. Nossos idosos estão muito felizes e agradecidos pela oportunidade de participarem dessa atividade", disse Elizabeth Bousquet, Secretária de Bem-Estar Social.

Imeralí Soares, de 70 anos, sofre de hérnia de disco e viu na hidroginástica a chance de diminuir as constantes dores. “Eu já participo do Feliz Idade e quando soube da volta das aulas de hidroginástica não pensei duas vezes, fiz logo a inscrição. Espero diminuir as dores por causa da hérnia de disco que de vez em quando me visitam”, contou.

Durante as aulas, professores ficam fora da piscina indicando quais exercícios devem ser feitos, sempre com uma música animada. Manoel dos Santos, de 80 anos, espera diminuir as dores nos ossos.

Tenho problemas nos ossos com artrite e artrose e quero diminuir o uso dos remédios. O exercício físico faz muito bem para o fortalecimento dos ossos e também para a circulação. Acho que a hidroginástica me ajudará a ter menos dores com pouco uso de remédio”, relatou.

Dona Alcenir dos Santos veio conhecer o projeto e gostou tanto que vai fazer a inscrição o mais rápido possível. “Vim primeiro olhar como é que acontece para saber se me identifico, mas já quero logo me inscrever. É muito animado! A gente dança, pula, levanta as mãos”, disse.

Para Dourian Ageme, Coordenadora de Projetos da Secretaria de Bem-Estar Social, os exercícios físicos feitos na piscina são muito importantes para pessoas idosas. “É uma atividade que previne muitas doenças, fazendo bem tanto para o corpo quanto a mente. Eles se interagem, fazem novas amizades além de se divertirem”, relatou.

INSCRIÇÕES – Para participar da hidroginástica os idosos devem fazer parte do Projeto Feliz Idade. As inscrições podem ser feitas no Cras Sul, em Cidade Beira Mar, Cras Norte, em Cláudio Ribeiro, Cras Central, no Parque da Cidade, Cras de Rocha Leão, e nas Unidades de Atendimento de Cantagalo e Mar do Norte.

No ato da inscrição os idosos devem levar original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Residência e, para atividades com exercícios físicos, um atestado médico.

Serão oito turmas as segundas e quartas, nos turnos da manhã e tarde.


Fonte: http://www.riodasostras.com.br/noticias/index.php?noticia=5954

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

RIO DAS OSTRAS - Criminosos ordenam toque de recolher no bairro Cidade Praiana



Na manhã desta segunda-feira (19), nossa equipe recebeu diversas denúncias de que
traficantes estariam ordenando toque de recolher em alguns bairros da cidade, como: Cidade Praiana e Cidade Beira Mar. A ordem, segundo moradores, foi uma resposta de suspeitos após a morte de um traficante na cidade de São Gonçalo, Rio, que atuava na localidade das Casinhas em Cidade Praiana.

Além de ordenar toque de recolher em comércios da localidade, motoristas de vans que integram o Transporte Público de Rio das ostras nos relataram que os criminosos estariam ordenando a parada das vans das linhas: Âncora, Mar do Norte e Claudio Ribeiro. Com medo muitos motoristas obedeceram à ordem e paralisaram os serviços. Cerca de 220 vans estão impedidas de entrar no bairro. Segundo informações, traficantes ameaçaram atear fogo nas vans que insistirem em entrar na localidade.

O Comandante da Polícia Militar de Rio das Ostras, Marco Vollmer, confirmou a morte do traficante, e disse que os policiais receberam as denúncias, e estão procedendo ao local para verificar as informações. Nós ainda não conseguimos contato com a Polícia Civil. A Secretaria de Transportes de Rio das Ostras informou que visando a segurança dos permissionários e usuários do transporte público, a departamento solicitou a PM reforço de policiamento nos pontos finais e nos demais pontos da cidade, informou ainda a que já está providenciando itinerários alternativos para atender a população
.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

RIO DAS OSTRAS - Youtuber compartilha alegria e generosidade na rede

Um resultado do Facebook divulgado recentemente [1] aponta que os assuntos mais comentados na rede social são relacionados à tragédias.
Porém, em Rio das Ostras, um youtuber mudou esse cenário - Anderson Flegner gravou nas ruas da cidade vídeos onde distribui abraços, elogios e rosas a desconhecidos, registrando suas reações.
Seus vídeos lideram o ranking de compartilhamentos locais, somando mais de 1 milhão de visualizações e 30 mil compartilhamentos, demonstrando que Rio das Ostras possui vocação para viralizar temas voltados para o amor.

Confira:
Vídeo 1 - https://www.facebook.com/andersoncaus/videos/1516091728460235/


Vídeo 2https://www.facebook.com/andersoncaus/videos/1510507225685352/

Fonte: [1] https://canaltech.com.br/redes-sociais/facebook-divulga-os-temas-mais-comentados-de-2017-politica-e-tragedia-lideram-104758/

sábado, 3 de fevereiro de 2018

[Vídeo] #2 Cadê o meu dinheiro? IPTU


O QUE E O IPTU?
O ano começa, o boleto do IPTU chega, e você se pergunta: Que imposto é esse?
O imposto predial e territorial urbano é cobrado de qualquer cidadão que possui uma casa, terreno, apartamento ou comércio.
Seu cálculo é feito a partir do valor venal do imóvel, ou seja, quanto a prefeitura acredita que ele valia, levando em consideração a área do terreno, a construção e o tipo. Geralmente, o valor venal é menor que o de mercado. Sobre essa quantia são aplicadas diferentes alíquotas e descontos para chegar ao valor do IPTU.

COMO O IPTU E USADO?

Isso depende da administração, pois não há lei que defina a sua aplicação.

Para quem não sabe, o IPTU pode cobrir o custo de todo tipo de serviço, e não somente aqueles relacionados ao seu imóvel.

COMO O MUNICIPIO ARRECADA O IPTU?

Em Rio das Ostras o IPTU representa apenas 11% da receita tributária do município. Nos últimos anos, a cidade vinha arrecadando menos do que o necessário para manter os serviços básicos e quem sai perdendo é a população. Como a lei de responsabilidade fiscal determina que todos os municípios atualizem o seu cadastro imobiliário, a Prefeitura de Rio das Ostras, atendendo as recomendações da inspeção do TCE-RJ, adequou a base de cálculo do IPTU, que desde o ano de 2000 não era revisada.

Segundo dados levantados pela nossa equipe, antes da revisão, Rio das Ostras tinha a menor alíquota, entre os municípios da região.
Após a revisão, instituída pela lei 49/2017, Rio das Ostras elevou suas alíquotas para o cálculo do IPTU ao patamar já praticado pelos municípios vizinhos.


Segundo a Prefeitura, com essa revisão, pretende-se elevar a arrecadação desse tributo para, pelo menos, 20% da receita tributária do município, podendo, assim, planejar investimentos em infraestrutura para os próximos anos.

Especialistas em gestão pública consultados pela nossa redação avaliaram como necessária esta revisão para buscar um equilíbrio nas contas públicas, ao exemplo do reajuste da contribuição de iluminação pública que, na época, causou bastante debate e criticas, e hoje, 6 meses após a vigência dos novos valores de contribuições, melhorou notoriamente a prestação do serviço de iluminação e que devemos permanecer atentos a aplicação destes recursos.


ASSISTA AO VIDEO EXPLICATIVO, PRODUZIDO PELO R1: