sexta-feira, 18 de maio de 2018

Prefeitura de Rio das Ostras faz escalonamento do reajuste do IPTU

A Prefeitura de Rio das Ostras sancionou na última semana o projeto de lei que fará o escalonamento do reajuste da alíquota dado em 2018 do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU em três anos.

Agora a alíquota do IPTU residencial para 2018 passa a ser de 0,70%. Em 2019, a taxa será de 0,85% e no ano de 2020, fica em 1%. Para o imposto comercial, a alíquota de 2018 fica em 0,80%. Em 2019 será de 1,1% e em 2020, 1,5%. O tributo havia sido reajustado no início deste ano para 1% sobre o valor venal do imóvel residencial e para 1,5% nos imóveis comerciais por orientação do Tribunal de Contas do Estado, em função da baixa arrecadação de receita própria.

De acordo com a Procuradoria Geral do Município, desde o início do ano a administração municipal estudava uma forma de minimizar esse impacto no bolso do contribuinte, e essa redução do tributo só foi possível graças às ações e medidas adotadas pelo Poder Público no início do governo para garantir o ajuste financeiro, por conta da crise econômica encontrada quando assumiu a gestão. “Tivemos um início de governo complicado, sem receita nos cofres públicos. A Administração Municipal foi obrigada a tomar medidas que garantissem a estabilidade e saúde financeira naquele momento. No decorrer do ano, conseguimos grande vitórias na justiça, contra a Odebrecht e o Sindicato dos Servidores, por exemplo, além de revisão de vários contratos firmados que estão nos dando a possibilidade de rever várias questões de forma responsável. Com isso, quem ganha é o município”, explicou o procurador geral, Renato Vasconcellos.
A Prefeitura informa que as pessoas que já efetuaram o pagamento do IPTU desse ano, terão a diferença do valor pago como crédito para o imposto do próximo ano.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Carlos Augusto é o candidato da Coligação “Rio das Ostras Não Pode Parar”

Foto: Jorge Ronald
Com a certeza de que o trabalho que conseguiu fazer com que Rio das Ostras voltasse ao caminho do desenvolvimento não pode ser interrompido, a Coligação “Rio das Ostras Não Pode Parar”, formada pelos partidos MDB, PR, PSB, PP, DEM, PODEMOS, PRB, SOLIDARIEDADE e PPS, definiu, durante a convenção realizada nesta segunda, dia 14, na Câmara Municipal, pela candidatura de Carlos Augusto para prefeito e Zezinho Salvador para vice na próxima eleição suplementar no dia 24 de junho.

Foto: Ákilla Ribeiro
Mais de mil pessoas compareceram à Câmara para dar apoio a Carlos Augusto que foi recebido pelas pessoas com abraços e carinho em um clima descontraído que contou ainda com a presença do deputado federal Sóstenes Cavalcante, do deputado estadual Rosenverg Reis, do representante do senador Romário, Paulo Simpson; da subsecretaria adjunta de Turismo do Estado do Rio, Néia Mariozz; vereadores de Rio das Ostras e de Macaé, além de representantes da sociedade civil organizada e população em geral.

Em seu pronunciamento, Carlos Augusto agradeceu a presença de todos e falou do trabalho de resgate que seu governo fez nesses 16 meses à frente do seu terceiro mandato como prefeito. “Quando iniciamos o governo, encontramos uma cidade arrasada, sem nenhuma perspectiva, desacreditava e praticamente falida, sem dinheiro para pagar a folha de pagamento de janeiro. Vivemos tempos difíceis por conta disso, mas com responsabilidade e planejamento, conseguimos, com muito trabalho, reerguer a nossa cidade. Fomos eleitos para um projeto de quatro anos e estamos prontos para dar continuidade. Rio das Ostras não pode e não vai parar”, declarou.

Para Carlos Augusto, o apoio que recebeu na convenção e que vem recebendo da população nas ruas é fundamental para seguir na caminhada rumo vitória.

Foto: Jorge Ronald


Foto: Jorge Ronald

Foto: Weverthon Manhães

Foto: Weverthon Manhães

Foto: Ákilla Ribeiro

Foto: Ákilla Ribeiro

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Conheça 20 nomes de Sabino que marcaram presença na convenção do PV Rio das Ostras



O vereador Marcelino Carlos Dias Borba, mais conhecido como Marcelino da Farmácia, foi escolhido para disputar a eleição suplementar de Rio das Ostras pelo PV. Na convenção realizada no dia 12 de maio, o que chamou a atenção foi a presença de vários membros do grupo do ex-prefeito Alcebíades Sabino dos Santos, entre eles vários ex-secretários da gestão que terminou em dezembro de 2016. Enquadrado pela Lei da Ficha Limpa, Sabino está inelegível. Ele até tentou se reeleger, mas não teve os votos computados pela Justiça Eleitoral.
Entre os vários membros de governo do ex-prefeito Sabino, estavam presentes o ex-secretários de transporte, Coronel Edson, e seu subsecretário João Francisco, que é suplente de vereador do PTB, partido presidido por Rose Doce, esposa de Sabino. Quem também apareceu na convenção foi o ex-diretor de Iluminação Pública de Sabino, Vanderlan, que deixou a cidade com mais de 6000 pontos de iluminação apagados. Também não faltou familiares do ex-prefeito, como sua irmã, Heloísa Aguiar e sua sobrinha, "Nanda" de Cássia, na época afastada do governo Sabino por prática de nepotismo.
Abaixo 20 nomes que a redação listou da equipe de confiança de Sabino que foram manifestar apoio à candidatura do vereador Marcelino.