sábado, 5 de janeiro de 2019

RIO DAS OSTRAS - PREFEITURA AUTORIZA TÉCNICO DE ENFERMAGEM A FAZER PROCEDIMENTOS EM LABORATÓRIO SEM AUTORIZAÇÃO LEGAL


Desde a campanha para as eleições suplementares, no ano passado (2018), o atual prefeito Marcelino da Farmácia afirmava categoricamente que ia transformar a saúde de Rio das Ostras na melhor da região. Passados meio ano de governo, a situação ficou pior, segundo denúncias constantes dos próprios moradores da cidade.

Aliada a falta de responsabilidade do Marcelino e a precariedade da saúde de Rio das Ostras, recebemos a denúncia de o prefeito, para dar um "jeitinho brasileiro" na falta de profissionais capacitados, nomeou Priscila dos Santos Cotta, uma técnica de enfermagem, para realizar funções técnicas de laboratório, função para a qual ela não é legalmente habilitada, aumentando os riscos de resultados imprecisos e errados, uma vez que é de extrema necessidade formação específica para tal função.

Atualmente, na prefeitura, só existe 01 (um) profissional bioquímico, com formação técnica específica para atuar em laboratório, mas por ter uma carga horária de 20h, muitas vezes a atual técnica de enfermagem acaba realizando ilegalmente as tarefas que ela não tem formação.

Existe ainda indícios de que a Priscila é contratada como técnico de enfermagem em uma clínica, no município de Macaé, acumulando a função exercida na prefeitura de Rio das Ostras, o que é ILEGAL pela lei, por incompatibilidade de carga horária.

Há denúncia de pessoas que teriam sido lesionadas por erro técnico e que foram encaminhadas ao Ministério Público, conforme imagens abaixo:

 DADOS DA DENÚNCIA PARA CONSULTA: nº 201801245367