terça-feira, 14 de agosto de 2018

RIO DAS OSTRAS - A indústria de multas e a violência


Nos últimos meses, é notório o aumento de agentes da Guarda Municipal pelas ruas, portando seus blocos de multa.
Essa prática aumentou no último mês depois que o município celebrou convênio com o Estado, trazendo para si a responsabilidade de fiscalização na rodovia Amaral Peixoto.
Como é de conhecimento de todos, um dos objetivos do novo prefeito Marcelino Borba é custear a estrutura da Guarda Municipal através da arrecadação proveniente da aplicação de multas de trânsito.
O resultado dessa equação é desastroso. De um lado, a população, acuada, e de outro, o ávido poder público em busca de recursos. Essa situação é agravada pela falta de treinamento e preparo dos Guardas Municipais que, ao invés de educar, reprimem.
CASO DE ABUSO DE PODER
Na última segunda-feira (13/08/2018), um dessas abordagens chegou ao extremo. Um cidadão que filmava a ação da Guarda Municipal foi inexplicavelmente imobilizado e agredido pelo agente público.
Assista ao vídeo que já teve mais de 2 mil compartilhamentos nas redes sociais:



SECRETÁRIO COM HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA
Episódios desta natureza começam a se tornar comuns nas manchetes e nas redes sociais. O próprio secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Marcos Rezende, já foi denunciado por agressão e humilhação de populares na cidade de Humaitá/AM.
Fatos como esse reascendem a discussão sobre o armamento dos Guardas Municipais.

Fonte: Cidadão Riostrense (vídeo)
Reportagem: Portal do Zacarias