segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

BRASIL - O QUE PODE ACONTECER COM LULA?


As atenções do ano começam voltadas para a batalha eleitoral mais importante para o pré-candidato mais bem posicionado nas pesquisas: a disputa jurídica. No dia 24 de janeiro, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região julga o recurso de Lula contra a condenação imposta pelo juiz Sérgio Moro pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro a 9 anos e 6 meses de prisão, no caso do triplex do Guarujá.

Os prazos para recursos e as quase infinitas possibilidades de apelação deixam uma única certeza nessa seara: a campanha petista de 2018 será marcada por insegurança jurídica e reviravoltas. Especialistas habituados ao TRF-4 apontam como tendência a manutenção da condenação do ex-presidente em segunda instância e alertam para a possibilidade de mudança no cálculo da pena. Acreditamos que o cenário mais provável é que o TRF-4 mantenha a condenação de Lula e, independentemente da decisão quanto à liberdade do réu, ele ficará inelegível pela Ficha Limpa.

Os efeitos dessa decisão, no entanto, não são automáticos. Lula poderá registrar sua candidatura até 15 de agosto e agir como candidato até que a Justiça Eleitoral julgue seu registro após provocação de outro candidato ou do Ministério Público. O tribunal se impôs a data limite de 17 de setembro para decidir, ainda que nada o obrigue a cumpri-la. Entendemos que o mais provável é vermos Lula candidato até meados de setembro, mas fora da urna em 7 de outubro.

A defesa, no entanto, tem a possibilidade de manobras jurídicas para tentar a presença do petista ao menos no primeiro turno. Em conversas com integrantes da cúpula do PT, a posição é unânime: “Lula vai até o fim”. Esse posicionamento deve ser reforçado nos eventos petistas na sequência do julgamento. A decisão de Lula estar ou não nas urnas ainda depende dos vários desdobramentos que o caso dele poderá ter na Justiça. Isso certamente vai trazer muita instabilidade ao processo.

As incertezas que pairam sobre sua futura candidatura têm sido inclusive utilizadas na atual disputa entre siglas de centro direita. O fato é que até termos um desfecho no campo jurídico, Lula poderá ter meses para continuar percorrendo o país, com objetivo de permanecer à frente nas pesquisas. E, em se tratando de intenção de votos, o desempenho do petista, que margeia os 30%, também revela que os desdobramentos da Lava Jato dos últimos meses têm afetado pouco sua imagem. Os mesmos levantamentos revelam, por outro lado, índices recordes de rejeição do atual governo. Não tenha dúvida de que os petistas vão querer pegar carona nessa insatisfação. Não espere, contudo, que Lula vá para o radicalismo. Ele mesmo já deu declarações em sentido contrário. E como dizem integrantes da cúpula do PT: “Lula já está calejado demais para isso”.

Parte desse pragmatismo já pode ser visto nos acenos públicos a alguns dos condutores do impeachment de Dilma. Além da manutenção de algumas pontes políticas, apuramos que existe no PT a visão de que é importante voltar a fazer acenos para o mercado financeiro e para o setor produtivo. Nesse sentido, está nos planos do partido uma versão moderada da “carta aos brasileiros”. O documento deste ano, no entanto, teria a cara de um “pacto de país”, com conteúdo mais direcionado a sua base histórica e nem tanto ao mercado. Dentro das variáveis que envolvem Lula há complicadores.

É válido lembrar que, desde 2002, essa será a primeira campanha em que o PT não estará no comando da máquina federal e a sigla contará relativamente com pouco dinheiro e tempo de TV. E, na justiça criminal, o petista pode ter mais complicações. Além do caso do triplex, Lula é réu em cinco processos e denunciado em mais dois, na Justiça Federal de Brasília e Curitiba.

ENTENDA OS POSSÍVEIS FINAIS PARA O CASO LULA:


Fonte: Relatório XP - Panorama político: Brasil 2018

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

RIO DAS OSTRAS - Motoristas de van ameaçam permissionários que não participaram da manifestação




Uma polêmica envolvendo a Prefeitura de Rio das Ostras, a Câmara de Vereadores e um grupo de permissionários de vans provocou uma atitude ousada nesta terça-feira (16/01).

Os permissionários acusam a Prefeitura de querer fazer uma licitação para substituir vans por ônibus na cidade. No entanto, a Prefeitura nega tal motivação, e esclarece que o processo será feito por determinação judicial e que o principal interesse é ofertar melhores condições nos serviços aos usuários, sem reajustes na passagem, e ainda permitir a participação de qualquer pessoa física na licitação.

MOTORISTAS MANIFESTANTES AMEAÇAM AMIGOS DA PRÓPRIA CATEGORIA

Segundo denúncia compartilhada nas redes sociais e comentada em uma das publicações da página do Portal Cidade 24h, permissionários que não aderiram à greve teriam as vans queimadas, depredadas e, segundo um dos áudios, "colocamos fogo com o motorista dentro".

O fato tem gerado pânico em meio as famílias de motoristas que não querem se envolver com o caso e temem que sejam perseguidos ou sofram represália dos próprios colegas de trabalho.

Veja imagens de whatsapp e mídias sociais:



O PARECER DA PREFEITURA

O Portal R1 participou da reunião feita na Câmara dos Vereadores e ouviu a declaração do procurador geral do município, Dr Renato Vasconcellos, dizendo que em hipótese nenhuma  a intenção da Prefeitura é acabar com o transporte de van na cidade. Inclusive, segundo o próprio procurador, a Prefeitura quer tirar a exclusividade das grandes empresas e abrir a oportunidade para que os permissionários que já trabalham possam concorrer e continuar na sua linha, atuando normalmente, convidando os permissionários para participarem de todo o processo.

Nossa equipe continuará acompanhando pessoalmente o caso  e em breve  trará mais informações sobre o fato. Aguardem!

Fonte:
[1] Respostas na publicação do Cidade 24hhttps://www.facebook.com/cidade24h/videos/1153860434750579/
[2] Prints de conversas, mensagens e áudios mandados para a nossa página no Facebook.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

MACAÉ - Bandidagem aterroriza população


POLÍCIA CERCA CAJUEIROS NESSE MOMENTO APÓS INTENSA TROCA DE TIROS !!! LAGOMAR E CAJUEIROS CERCADOS !!!
A PRINCIPAL RUA DE MACAÉ, A TEIXEIRA DE GOUVEIA, ESTÁ FECHADA NESSE MOMENTO NA ALTURA DOS CAJUEIROS.






sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

BRASIL - Prefeitos terão mais dificuldades para governar em 2018



Coluna "Poder em jogo" - Jornal O Globo - 04/01/2018

Por Lydia Medeiros

Os prefeitos começam o ano eleitoral dispostos a cobrar maior ajuda do governo federal. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, a maior parte das 5.570 prefeituras (3.794) já cortou despesas de custeio e mais da metade (2.582) reduziu o quadro de pessoal para não atrasar salários. São medidas impopulares e que podem levar à perda da qualidade dos serviços. Mas a conta não fecha. Fortes cabos eleitorais, os prefeitos sabem o caminho: vão aumentar a pressão sobre os deputados por mais verbas.

Segundo Paulo Ziulkoski (Presidente da Confederação Nacional dos Municípios), o Governo Federal aumentou a expectativa de liberação de R$ 2 bilhões em verbas para os prefeitos em 2017, mas, sem orçamento, acabou desapontando as prefeituras. "A coisa tende ainda a se agravar mais ainda neste ano", diz Paulo, dando expectativas negativas para o apoio do Governo Federal nas áreas de Educação e Saúde. Os prefeitos, com contas rejeitadas, já estão com limite de pessoal ultrapassado.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

RIO DAS OSTRAS - Prefeitura publica nota sobre óbito no Hospital Municipal


A Prefeitura de Rio das Ostras publicou na sua página oficial do Facebook uma nota sobre o óbito de um bebê ocorrido no início deste ano e que tomou conta das redes sociais. A denúncia acusa o Hospital de negligência médica e a Prefeitura anunciou que vai abrir inquérito administrativo para apurar o ocorrido, além de submeter o caso a peritos do Conselho Regional de Medicina.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

CABO FRIO - Dupla de adolescentes é apreendida com drogas e munição


A Polícia Militar frustrou a distribuição de drogas que aconteceria na Praia do Siqueira, nesta terça (2), em Cabo Frio. A ocorrência foi na Rua Rondônia, para onde os policiais se deslocaram após receberem a denúncia. No local, dois suspeitos - de 15 e 17 anos - foram detidos com sacos plásticos contendo 160 cápsulas de cocaína e 15 munições calibre 40. Ambos foram levados para a delegacia e ficaram apreendidos por fato análogo ao crime de tráfico de drogas. Ainda de acordo com a polícia, o suspeito mais velho já tinha três passagens pelo mesmo fato e um mandado de prisão.

SÃO PEDRO D`ALDEIA - Ciclista é atropelado e morre na Rodovia



Um ciclista morreu atropelado na manhã desta terça feira (02/01) na RJ 140, altura de Morro dos Milagres, em São Pedro da Aldeia. Segundo informações, a vítima, um funcionário da loja Nalim, identificado com o primeiro nome "Diogo", estava na pista sentido Rio de Janeiro, indo em direção ao trabalho, quando foi atingido por um automóvel.
A vítima, que recentemente foi pai, faleceu no local. O trânsito ficou lento no local e a ocorrência registrada na 125ª DP.

RIO DAS OSTRAS - Prefeito avalia ano letivo com diretores de escolas


Um momento de reflexões e troca de experiências sobre o ano letivo de 2017. Assim foi a reunião realizada nesta quinta-feira, dia 28, na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, com a presença do prefeito Carlos Augusto Balthazar, diretores de escolas e coordenadores pedagógicos do Município.

Durante o encontro não faltou emoção ao falarem da trajetória de Maria Lina Paixão, ex-secretária de Educação do município, que faleceu recentemente. A palavra mais citada pelo grupo foi “gratidão” por todo o trabalho desenvolvido nas escolas, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos gestores neste ano letivo.

O prefeito Carlos Augusto abriu espaço para um bate-papo com diretores e diretoras para que pudessem avaliar tudo que foi feito e o que pode ser planejado para 2018. Na ocasião, ele também agradeceu o empenho desses profissionais.

“Todos estão onde estão por serem competentes. Tivemos um ano difícil, principalmente, no segundo semestre, Todos sabem da minha admiração pela Maria Lina e como ela foi importante como educadora e gestora. Tenho um compromisso com 21 mil alunos nessa cidade e vamos prosseguir juntos para que continuemos assegurando uma educação de qualidade para todos”, ressaltou o prefeito.

Para a diretora de creche, Santusa Dias Borba, que está há 30 anos na Educação, apesar das dificuldades foi um ano de muito aprendizado. Ela disse que foi um encontro bastante produtivo.

“Estou acostumada com momentos bons e difíceis também. Sempre digo que o gestor é convidado para apagar incêndios, superar e recorrer a quem é de direito. Superamos muitas coisas esse ano, mas foi possível fazer um bom trabalho. Almejo para o ano letivo de 2018 que a nossa Rio das Ostras continue fazendo a diferença na educação dos nossos alunos, eles que são o futuro do nosso País”, destacou.

Na reunião, também foram apontadas as melhorias feitas este ano na estrutura das escolas municipais, como limpeza e condições de trabalho para professores e gestores.

GESTÃO DE SUPERAÇÃO – Bastante elogiado por todos pela dupla jornada pedagógica e administrativa na ausência de Maria Lina, o subsecretário André Manhães destacou a importância de um bom planejamento para 2018 e a recepção dos novos alunos de forma diferenciada.

“O empenho e a colaboração foram fundamentais para superarmos tudo que passamos. Foi um ano letivo de retomadas e reconstrução até de nós mesmos. Acredito em um novo ano mais produtivo dos educadores e prestadores de serviços para nossos alunos. Vamos tentar fazer o melhor em 2018, mais do que já conseguimos este ano”, pontuou.

O novo secretário de Educação de Rio das Ostras, Cézar Santa Ana, também parabenizou a todos e disse que vem na intenção de dar continuidade ao legado que Maria Lina deixou.

“Todos vocês foram guerreiros e levaram o trabalho à frente. Sei que são muitos desafios, mas vamos continuar escrevendo essa história da melhor maneira possível e sei que tenho muitos amigos comigo. Nesse momento é importante reforçar as parcerias, ouvir as pessoas através dos conselhos escolares que estão mais fortes e elaborar um plano de gestão e metas transparente para que melhorias aconteçam”, completou o secretário.

MACAÉ - Bombeiros recebem viatura de última geração


O 9° Grupamento dos Bombeiros Militares ganhou uma nova viatura de combate a incêndio e salvamento, que atuará na região de cobertura do grupamento. A entrega das chaves aconteceu no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão e do comandante do 9° GBM, Tenente Coronel, André Siqueira. Além de Macaé, outros quatro municípios foram beneficiados com novas viaturas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ): Niterói, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Campo Grande.

De acordo com o comandante André Siqueira, as viaturas são do modelo Auto Bomba Tanque (ABT), veículo utilizado diretamente no combate de incêndio, possuindo um tanque que auxilia os combatentes.

"É de fundamental importância a vinda dessa viatura. O 9° GBM é responsável por Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Conceição de Macabu e destacamento de Cabiúnas, sendo um reforço e tanto para essas quatro cidades. Isso traz mais segurança para os munícipes", comentou Siqueira.

A entrega das chaves foi feita pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, junto ao governador do Rio, Luiz Fernando Pezão.

De acordo com o comandante, o investimento nos equipamentos foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões, provenientes dos recursos arrecadados com a taxa de incêndio. Para o coronel Roberto Robadey, os veículos são um reforço para as operações de quartéis que já atendem a população fluminense com presteza e que apresentam grandes índices de ocorrências.

"Esse encontro simboliza uma retomada do crescimento do nosso estado. Em breve, vamos adquirir outros equipamentos igualmente essenciais para a instituição", ressaltou o coronel Robadey.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Rio das Ostras encerra 2017 com chave de ouro em evento de queima de fogos


Quem assistiu nas praias, ao vivo, a queima de fogos, não se arrependeu.
O evento que contou com mais de 15 minutos de duração, foi o melhor desde os últimos 3 anos e trouxe o sentimento de que bons ares pairam sobre nossa cidade.

Entre os comentários apurados pela nossa equipe, o que mais foi elogiado:
- atuação da Guarda Municipal e Policiamento;
- organização do fluxo de trânsito;
- variedade no show pirotécnico.

No Facebook, a quantidade de elogios só aumenta: